segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aqui há caracóis


Olá, a minha saga dos bichos esquisitos recentemente ganhou mais um item, o caracol! Não posso dizer que gostei e nem que desgostei, foi apenas uma experiência diferente e válida em minha vida. Muito apreciado no sul de Portugal, há caracóis em quase toda a tasca que se preza, seria para nós brasileiros como uma porção de amendoim para acompanhar uma cerveja. Cozinhar caracóis não é para todos, pelo menos para conseguir o toque que os torna num dos petiscos preferidos dos portugueses. Franceses e marroquinos também os cozinham, embora de maneira diferente.

Para aqueles que se sentem com inspiração e coragem para experimentar esta iguaria, deixo aqui a receita de caracóis à portuguesa:
Ingredientes

- 2 kg de caracóis

- 80 g de alho

- 60 g de cebola

- 2 cubos de caldo de galinha

- 2 a quatro malaguetas (a gosto)

- Orégãos em rama
Preparação

Lave bem os caracóis em água corrente antes de começarem a ser cozinhados. Certifique-se de que todos os animais estão vivos antes de os meter no tacho, retire as 'tampinhas' que fecham a casca, caso necessário.
Coloque-os num tacho largo e cubra-os com água até uma altura de dois dedos acima do nível dos caracóis. Deixe-os durante dez minutos até saírem todos da casca. Inicie a cozedura em lume brando, sem os temperos, que só deve adicionar depois de os caracóis terem morrido.
Após colocar todos os ingredientes, deixa-se cozinhar até levantar fervura. O molho só deve ferver durante três a quatro minutos. Os orégãos em rama são mergulhados durante a fervura e retirados mal se apaga o lume. Deve deixar os caracóis a repousar durante dez minutos antes de servir.

Beijos da Alex:)

2 comentários:

Erika disse...

Que coisa esquisita! Aquin no Brasil isso não se come não... heheheh

Vc é corajosa :)

Bjs

Ines disse...

Eca! Não comia isso nem amarrada!