segunda-feira, 13 de junho de 2011

António Variações


Só gravou dois álbuns em vida e, mesmo assim, influenciou decisivamente a música portuguesa nos anos seguintes - até hoje. António Variações morreu a 13 de junho de 1984 e marcou uma época, com as suas canções inovadoras e com as suas roupas invulgares.
Nascido a 3 de dezembro de 1944, em Braga, António Joaquim Rodrigues Ribeiro passou a vida em Lisboa, em Angola, em Londres e na Holanda.
Terá sido esse espírito nómada que o inspirou a criar música que não era bem pop, nem rock, nem blues, mas uma mistura de todos esses estilos. Em 1978, Variações assinou contrato com a editora Valentim de Carvalho e começou imediatamente a dar nas vistas, pelo seu estilo inconfundível.
Entre 1982 e 1984, gravou dois singles e dois LPs, e só não gravou mais... porque morreu. Quando o single "Canção de Engate" chegou às rádios portuguesas, já António Variações estava internado com uma broncopneumonia, provavelmente associada ao facto do cantor ter SIDA. António Variações terá mesmo sido a primeira figura pública portuguesa a morrer com a doença.
Em 2004, o grupo "Humanos" lançou um álbum de temas inéditos de Variações, comprovando que o cantor acabou por ser um dos maiores nomes da música portuguesa, apesar da curta carreira.
Saiba mais sobre a vida de António Variações no site oficial do cantor.






Besos da Alex:)

Um comentário:

Anônimo disse...

Ganda gajo!