segunda-feira, 13 de junho de 2011

Abercrombie & Fitch

Amores,


Ontem um amigo me falou sobre uma marca que me deixou intrigada e fui pesquisar: se trata de uma marca centenária, tradicional e adorada pelas elites americanas. Em um determinado momento, resolveu revolucionar sua linha de roupas adotando um visual despojado. Camisetas manchadas, blusas com respingos de tintas e calças jeans rasgadas com visual de usadas. A ABERCROMBIE & FITCH então se transformou em uma das marcas preferidas pelas celebridades modernas, de atores a jogadores de futebol, e da voraz e consumista classe média alta americana. É a chamada “febre do alce” eu prefiro falar da febre do veado, rs.

A história da marca começou com uma pequena loja no dia 4 de junho de 1892 na baixa Manhattan, fundada por David Abercrombie. Sua paixão por esportes ao ar livre inspirou o surgimento da marca. Sua clientela inicial era composta por caçadores e exploradores que procuravam vestimenta adequada para tais atividades, incluindo armas. E foi justamente por isso que a marca adotou como símbolo um alce. Em 1900, Erza Fitch, um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar ABERCROMBIE & FITCH no ano de 1904. O famoso catálogo da marca surgiu em 1909, quando 50 mil cópias com 456 páginas, incluindo roupas, acessórios para camping, entre outros itens, foi impresso e distribuído, quase levando a empresa à falência. Apesar disso, o catálogo provou ser um grande e eficaz instrumento de marketing nos anos seguintes. Durante o começo do século 20 a tradicional loja se tornou extremamente popular vendendo produtos esportivos para a elite americana. Entre os fãs da marca estavam os presidentes Theodore Roosevelt e Gerald Ford, além dos aviadores Charles Lindbergh e Amelia Earhart, dos atores Greta Garbo, Katharine Hepburn e Clark Gable e dos escritores John Steinbeck e Ernest Hemingway. 





Os planos de expansão da A&F no continente europeu continuam com a inauguração recente de uma unidade em Copenhaguem e prosseguirá com lojas em Paris, Bruxelas, Berlim, Madri e Estocolmo. As lojas exibem grandes painéis com rapazes e moças de beleza avassaladora e dentro os vendedores e o conceito não deixam por menos. Além disso, a A&F participa ativamente de campeonatos esportivos, concursos de design e outras atividades e eventos ligadas à um público jovem e descolado. Mas a ABERCROMBIE não levanta bandeiras. Deixa claro que seu negócio é vender roupas e o conceito de superioridade.

A rede opera mais de 1.100 lojas em 49 estados americanos, Porto Rico, Canadá, Inglaterra, Japão, Itália e Dinamarca. Seus produtos são vendidos atualmente através da sua rede de lojas, por catálogo e pela internet.

O fenômeno em torno da marca extrapolou o mundo físico. A página da ABERCROMBIE no Facebook conta com mais de 3.5 milhões de fãs, quase o dobro da tradicional Ralph Lauren.

Beijos da Alex:)

2 comentários:

Ines disse...

Muito legal e a qualidade me parece superior!

Boa terça

Anônimo disse...

Era preciso uma loja em Lisboa!