quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Yanaka, o bairro que guarda o passado de Tóquio!

Yanakaé um bairro localizado na área de Taito, no leste de Tóquio, que abriga construções antigas dos períodos Edo (1603-1868), Meiji (1868-1912) e Taisho (1912-1926).
Yanaka é um bairro de muitos templos e peregrinações religiosas. Dizem que a proteção dos deuses fez com que o bairro resistisse ao grande terremoto do Kanto de 1923 e as bombas incendiárias da Segunda Guerra. 
Na rua comercial, conhecida como Yanaka Ginza, mercadinhos de comidas locais, ateliês, galerias de arte, lojinhas de antiguidades e cerâmica são disputados por estudantes da Universidade de Tóquio e Universidade de Artes de Tóquio, que ficam ali bem pertinho. É interessante ver pessoas tão jovens - inclusive, muitos estudantes estrangeiros - desfilando de quimono em um dos bairros mais antigos da cidade.
Yanaka Ginza
As placas das lojinhas da rua do comércio são todas adornadas, o que deixa o bairro ainda mais charmoso.
Yanaka é também conhecida como o bairro dos gatos. Para todo o lado que olhamos vemos estátuas de gatinhos. E para ver felinos de verdade, basta andar mais um pouquinho até o cemitério de bairro. Lá há centenas deles, muitas vezes descansando, sem cerimônias, nas mais de 7 mil lápides. O Cemitério de Yanaka não é frequentado apenas pela gataria. Na primavera, durante a florada das cerejeiras, milhares de pessoas visitam o local para contemplar a beleza das flores das árvores do cemitério e visitar sepulturas de algumas figuras públicas famosas, artistas e escritores.
 Gatinho cochilando no Cemitério de Yanaka
 
A parte residencial de Yanaka é cheia de casas pequeninas. Pessoas passeiam sossegadas por ruas tão estreitas, que mal cabem um carro. A rua mais estreita do bairro (Hebi- Michi) ganhou o apelido de "rua da serpente", por ser tão sinuosa que lembra o corpo de uma cobra.
 Parece mentira, mas é uma rua de mão dupla. 
Yanaka também abriga um dos tesouros mais bem guardados de Tóquio, o templo Nezu, construído em 1706 pelo xogum Tokugawa. O local também é conhecido como templo das azaleias, flores, que, durante a primavera, disputam a atenção com o vermelho da arquitetura do templo e com o laranja dos toriis - portais típicos do xintoísmo, a religião nativa do país, que representam a entrada em território considerado sagrado. 
 

Toriis do templo Nezu

A atmosfera de Yanaka é bem diferente da de outros bairros da cidade. O ritmo de vida lá é mais lento, como o de uma cidade do interior. É um passeio ideal para uma escapar da agitação das frenéticas ruas da capital japonesa.

Fonte: O Globo

Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: