sexta-feira, 27 de julho de 2012

Os espartilhos de Armando Gabriel na Pensão do Amor



Já falei aqui da Pensão do Amor que fica em Lisboa, que é bar, teatro, espaço para intervenções de arte em geral, livraria, tem cartomantes, atelier de moda e por aí vai. O lugar é absolutamente bafo! Quem vai à zona do Cais do Sodré e se dirige ao n.º 19 da Rua do Alecrim, raramente chega lá por acaso. O velho prédio pombalino perde-se entre todos os outros e não há ali nada que salte à vista. Mas, quando se sobem as velhas escadas de aspecto abandonado, as paredes à volta gritam promessas de "umshow apimentado de variedades". Bem-vindo à Pensão Amor. Antigamente, a diversidade anunciada no slogan pintado na parede era relativa à companhia que os marinheiros, cansados da monotonia do mar, podiam escolher para passar a noite. Hoje em dia, os ocupantes dos quartos são outros - livrarias temáticas, cabeleireiros, bares e ateliers espalham-se pelos vários andares da Pensão Amor.

No terceiro piso, na primeira porta à esquerda, o número 306 assinala o espaço de Armando Gabriel. Lá dentro encontramos uma outra realidade, onde paredes pintadas de dourado contam a história do vestuário feminino ao longo dos séculos. E todas as imagens têm um denominador em comum: o espartilho.
Armando Gabriel é mestre de corseterie, a arte de criar espartilhos. Estudoudesign de moda na Gordon Flack Davison Academy of Design, em Joanesburgo, na África do Sul, e, desde cedo, foi evidente o seu interesse por peças estruturadas e pela estética feminina. "Quando eu era miúdo, fascinava-me a Barbie. Para já, adorava as roupas delicadas, pequenas e bem feitas. Depois eram as formas: um peito bem feito, umas pernas compridas e uma cintura fina, muito acentuada. Era perfeita". Foi este entusiasmo que o conduziu, já depois do curso de design, à confecção de vestuário para teatro e cinema em Milão, onde teve a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos de corseterie.

O pequeno atelier de Armando Gabriel é discreto. Lá fora nada faz adivinhar que ali se encontra um espaço dedicado à fina arte dos espartilhos e só lá vai ter quem já conhece o caminho. Noivas e convidadas do casamento são as clientes que mais procuram o designer.  Depois existem as clientes habituais, que têm um gosto particular pelo espartilho e que o usam no dia-a-dia. "Há quem se levante e o vista logo, nem que seja para andar por casa. É assim que se habitua o corpo, é preciso um treino. Existem regras para o uso do espartilho. É preciso controlar aquilo que se come, por exemplo. É preferível comer pouco e várias vezes do que tomar grandes refeições", esclarece Armando Gabriel.
O espartilho é uma peça delicada e feita por encomenda. Tem de o ser, para que envolva a cintura da cliente de uma forma perfeita. Ele molda o corpo e cria aquela silhueta das princesas com que sonham a maioria das meninas. O preço base de uma destas peças únicas de Armando Gabriel ronda os 500 euros, mas o preço pode variar, dependendo dos apliques, rendas ou jóias que o espartilho levar. "Às vezes as pessoas espantam-se com o preço", diz Armando Gabriel. "Mas a verdade é que um só espartilho exige muito tempo e dedicação. É uma peça de construção complicada e de trabalho minucioso. E é uma peça única, feita por medida, que pode voltar a ser usada e re-interpretada, causando sempre um efeito positivo em quem a veste"
Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: