Olá, sempre que imaginava o Japão e isso desde minha infância por questões familiares, só me vinha à cabeça modernidade, cor e muita excentricidade vinda dos jovens de Harajuko. Estamos pensando seriamente em achar um hotel nesse sítio para nossas férias do segundo semestre. Queremos o lado mais drag de Tokyo.
Não é nenhuma novidade que Harajuku é um laboratório espontâneo da moda. Já foi amplamente divulgado que os jovens que circulam por esse bairro central de Tokyo estão sempre inovando na maneira de se vestir e influenciando o mundo fashion no Japão e em outros países. A imagem mais conhecida no exterior é a de adolescentes “fantasiados”, como a das atuais Lolitas que se “inspiram nos rococós da moda vitoriana e imitam as bonecas de porcelana e princesas daquela época”.
O que não aparece muito na mídia estrangeira é que Harajuku tem ainda outras tribos de jovens – mais próximos dos padrões normais - que também são lançadores de moda. E que as lojas voltadas para esses grupos podem ser boas opções para os turistas visitarem e fazer compras.
Áreas específicas
Do ponto de vista fashion, Harajuku pode ser dividida em três áreas com características diferentes. Uma delas é a avenida Omotesando. Além de ser um local agradável para se passear sob a alameda de frondosas árvores de keyaki, conta com um grande número de lojas de grifes renomadas. É o lado mais chique do bairro. O ponto mais “turístico” de Harajuku é a Takeshita-dori, uma rua bem estreita que das 11h às 18h fica restrita ao uso de pedestres. Ela é o sonho de badalação das adolescentes do interior e, nos finais de semana, se torna a passarela das Lolitas e outras excentricidades. Este local também se caracteriza pelo grande número de pequenas lojas que vendem roupas e acessórios para essa tribo. Nos últimos 10 anos, uma nova área, a apelidada de Ura-Hara (Ura-Harajuku), está sendo tomada por uma outra tribo, a dos jovens descolados. Era um bairro residencial que agora está cedendo espaço para lojas com artigos originais, criativos e de bom gosto.
Beijos da Alex:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário