terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Guimarães, a Capital Européia da Cultura 2012


Olá, Guimarães já é a Capital Européia da Cultura! É uma iniciativa da União Europeia que tem por objectivo a promoção de uma cidade da Europa, por um período de um ano durante o qual a cidade possui a hipótese de mostrar à Europa sua vida e desenvolvimento cultural, permitindo um melhor conhecimento mútuo entre os cidadãos da União Europeia.[1]

Integrada em território cristão desde a Alta Idade Média, os primeiros passos para a fundação da Cidade terão sido dados entreos anos de 950 e 959, com a edificação, pela Condessa Mumadona Dias, de um convento dúplice localizado onde actualmente podemos encontrar a Igreja da Oliveira. Para sua protecção, foi edificado pela Condessa, no Monte Latito, o Castelo de Guimarães, em torno do qual as populações se começaram a fixar. Estas construções determinaram a génese bipolar da cidade, em torno do Convento e em torno do Castelo. 

Berço da nação
A cidade medieval de Guimarães, primeira capital de Portugal, ficará para sempre ligada ao nascimento da nação Portuguesa. Órfão do Conde D. Henrique, que havia recebido em dote o Condado Portucalense, Afonso Henriques luta contra a própria Mãe, que nunca desejara para o território uma existência autónoma. 

O Primeiro Rei
A Batalha de S. Mamede, travada em 24 de Junho de 1128, fica a marcar, assim, a primeira tarde Portuguesa, e o destino do seu vencedor, Afonso Henriques, que mais tarde viria a ser reconhecido como o primeiro Rei de Portugal.

Vamos para Guimarães?

Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: