quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aprenda a fazer uma punheta deliciosa



Olá, na Itália punheta é esponja de maquilhagem e fui descobrir isso na Kiko Make up que é italiana, onde a rapariga da loja no Chiado me disse que eu precisava de uma punheta, me choquei e pensei: nossa, devo estar mesmo horrorosa, mas a gaja volta com um saquito na mão escrito punheta e me diz: isto é óptimo! No Brasil sabemos bem o que é uma punheta, já em Portugal é um prato delicioso feito com bacalhau! No Brasil raramente comia bacalhau pois não era costume da minha família e para comer era preciso deixar os olhos em consignação... preços sem noção!


Deixo aqui uma receita super simples e fácil de fazer para sair do tradicional bacalhau com batatas e azeitonas que é costume dos brazucas. O sucesso do prato vai depender da qualidade do bacalhau como é óbvio!


INGREDIENTES:
• 600g de Bacalhau Desfiado Dessalgado ( ou 500g de Bacalhau Desfiado Salgado e Seco)
• 3 cebolas grandes bem picadas
• azeite extra-virgem (português como é lógico, o melhor)
• pitada de pimenta
• pitada de noz moscada
• vinagre
• Salada de agrião
• 150g de azeitonas verdes

MODO DE PREPARAR:
( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado conforme as instruções. )

Deitar o bacalhau desfiado dessalgado (cru) em uma travessa. Com um pano limpo, envolver o bacalhau e fazer movimentos para a frente e para trás, para ficar bem desfiado. 
Picar bem as cebolas. Misturar com o bacalhau desfiado, com movimentos fortes dos punhos e colocar uma pitada de pimenta e de noz moscada. Regar com azeite extra-virgem português e umas gotas de vinagre. Servir frio acompanhado de salada de agrião e azeitonas.



Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: