sábado, 7 de dezembro de 2013

Centro de artes de Lisboa

Já começaram as demolições de um conjunto de prédios ao lado do Museu da Electricidade frente ao Tejo em Belém, que darão lugar a um novo centro cultural. Trata-se de uma obra privada da EDP que tem levado algum tempo a aprovar pela Assembleia Municipal de Lisboa. Desenhada pela arquiteta britânica Amanda Levete, autora da extensão do Museu Victoria & Albert em Londres, é uma construção de linhas curvas e fluídas que custará 19 milhões de euros à empresa. O projeto, que inclui uma ponte pedonal e ciclável sobre a linha férrea, tem vindo a ser reformulado por não respeitar o PDM (Plano Diretor Municipal), mas prevê-se que arrancará no início de 2014.
Centro de Artes EDP, Lisboa

Centro de Artes EDP, Lisboa


O novo “Centro de Artes” irá requalificar toda a zona envolvente, oferecendo uma aproximação pedonal ao rio, e reforçando a oferta turística e cultural da zona. Irá complementar as atividades do Museu da Electricidade, com exposições de arte contemporânea e eventos como a Trienal de Arquitetura. Prevê-se ainda o apoio da empresa a “um grande evento náutico” nesta zona da cidade.

O edifício em forma de concha será em parte subterrâneo, e terá uma área superior a 4000 metros quadrados, dividindo-se em espaço para exposições, anfiteatro, centro educativo, cafetaria, zona administrativa e serviços. Será possivel caminhar por cima para vistas panorâmicas, e as escadarias exteriores descerão até ao Tejo. O objectivo é fazer deste um grande espaço público.

Beijos da Alex :)

Nenhum comentário: