quarta-feira, 22 de maio de 2013

15 anos de Parque das Nações


Um dos lugares mais incríveis de Lisboa está completando mais um ano de vida. A parte oriental de Lisboa era uma zona industrial pouco atraente quando foi escolhida como palco da Expo 98. Desde então tem renascido como um bairro futurista de vidro e betão onde se encontram alguns exemplos notáveis da arquitetura moderna. 

Um deles é a Estação do Oriente, um monumento com a assinatura de Santiago Calatrava, enquanto que Álvaro Siza Vieira foi o responsável pelo Pavilhão de Portugal e a sua extraordinária pala. Muitas das construções vistas aqui têm os oceanos como inspiração (as torres gémeas São Gabriel e São Rafael lembram embarcações e têm os nomes das caravelas de Vasco da Gama). 


Aqui encontra-se também um dos aquários mais espetaculares do mundo e por todo o lado há vistas do rio que mais parece um mar atravessado pela maior ponte da Europa. 


Vêem-se também pequenos vulcões de água em erupção, assentos ondulados, jardins exóticos, arte pública de artistas portugueses e internacionais, teleféricos passando por cima de tudo e um lado vanguardista em contraste com o centro histórico da cidade.



Lisboa modernérrima!

Beijos da Alex :)

Nenhum comentário: