quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Lisbon Week


As famosas sete colinas de Lisboa serviram de inspiração para os sete roteiros propostos durante os sete dias do Lisboa Week, evento que acontece pela primeira vez na cidade entre os dias 22 e 28 de outubro. Durante uma semana, aspectos históricos e modernos da capital portuguesa serão explorados em rotas específicas: tradição, história, gastronomia, música, moda, arte e panorâmica. Apresentações musicais gratuitas, visitas guiadas a museus, roteiro de compras e pratos especiais fazem parte da programação, que pode ser conferida no site lisbonweek.com.

Endereços marcantes da cidade, como a Rua do Século, a Mouraria, a Igreja das Mercês e a Academia de Ciências, merecerão visitas guiadas na rota histórica. Assim como os melhores mirantes da cidade das colinas, escolhidos pelo cineasta João Botelho, curador do roteiro panorâmico. No roteiro musical, as apresentações gratuitas acontecerão na Praça de São Paulo durante três noites. Nas demais, boates, casas de fados e bares de rock terão uma programação especial para o evento.

Os responsáveis por algumas das principais cozinhas lisboetas prepararam pratos especiais para o evento, que poderão ser conferido no roteiro gastronômico, que conta com mais de 30 restaurantes das mais variadas especialidades. Haverá ainda três encontros com chefs dos restaurantes Alma, Aqui Há Peixe e Largo.

Galerias, museus e monumentos ao ar livre são o tema da rota “Arte”, que partirá sempre da Praça de Camões.O roteiro “Tradição” passará por estabelecimentos comerciais tradicionais ou que ainda vendem produtos tipicamente portugueses. Na lista, estão a loja Coisas com História, o bar Ginginha do Carmo, e o Mercado da Praça Martim Moniz, ponto de partida deste roteiro. Haverá ainda um roteiro por 32 ateliês, alfaiatarias e butiques com um bom exemplo da moda portuguesa, da tradicional à mais moderna, com direito a apresentações e work-shops.

Durante o evento, o Miradouro de São Pedro de Alcântara, bem no centro da cidade, funcionará como um ponto de encontro, chamado Praça Lisbon Week. Ali, além de informações sobre a programação e mapas dos roteiros, haverá atividades físicas pela manhã, meditação ao pôr do sol, e o “marmita jam”: cada um leva sua quentinha para acompanhar as palestras sobre diversos temas, na hora do almoço.

Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: