sábado, 26 de maio de 2012

Odaiba- Bairro mais moderno de Tokyo



Este é o Bairro mais moderno de Tóquio, que se localiza em uma ilha artifícial onde se instalaram sedes de grandes Empresas como a Fuji TV, Hotéis de luxo, shoppins centers, Parques temáticos, e possui um mono trilho que anda a 20 metros de altura totalmente automatizado, é um local turístico bastante visitado.

 
             Na época em que o Japão ainda era fechado para estrangeiros, o governo fez uma série de fortes para barrar a entrada navios invasores. Odaiba era um desses fortes. A ilha artificial, é um aterro construído em 1853 para proteger Tokyo. 

              Odaiba é um exemplo de convivência com o lixo, praticamente 100% são reaproveitados e os resíduos são separados em mais de 10 categorias. O lixo que não pode ser reciclado, como os resto de cozinha e papéis sujos, são recolhidos em cinco pontos do bairro e enviados atravéz de grandes tubos que funcionam como grandes aspiradores de pó que fazem o lixo viajar a 100 quilômetros por hora em direção a usina. O calor gerado na queima é transformado em energia elétrica e pode abastecer até 10 mil residências. As cinzas geralmente são reaproveitadas para construção de asfaltos.

             Em outros bairros do Japão não é muito diferentes, alguns até multam se misturar diferentes tipos de lixo. Todos os bairros possuem vários pontos de coleta, e cada categoria de lixo é recolhido em um dia específicos e geralmente se dividem em: queimáveis, papéis e plásticos recicláveis, vidros e latas.

             As ruas do Japão estão sempre limpas, como se acabára de ser limpas, com raras exceções. O segredo está na educação que é passado desde cedo pela escola e pelos pais ,  as crianças aprendem à separar o lixo e não descartá-los em locais impróprios. Em suma, este peculiar sistema de tratamento do lixo serve de exemplo de cidadania e preservação ao meio ambiente e demonstra que podem andar juntos com o progresso de uma grande potência econômica.
Rainbow Bridge - A Rainbow Bridge conecta Odaiba para o resto de Tóquio.  A ponte de dois andares é um símbolo da baía e é especialmente bonita durante a sua iluminação noturna.  A ponte suporta uma via expressa, uma estrada regular, a linha do trem Yurikamome e passarelas de pedestres ao longo de ambos os lados.

             A viagem de trem pela linha Yurikamome - que passa por cima do mar - já é um espetáculo. A vista é linda e todo mundo fica se espremendo nas janelas para tirar fotos do mar, da ponte Rainbow Bridge (que liga o centro de Tokyo a Odaiba) e da Tokyo Tower. E quando você passa pela catraca do trem, já na estação de Aomi, encontra uma área própria para se apreciar a vista. 


             E assim que você sai da estação já está no Palette Town, um complexo de atrações para toda a família. Veja só o que você encontra por lá: 

             Venus Fort - o shopping de três andares têm lojas de grifes de todo o mundo, como Zara, Tommy Hillfinger, Diesel e até uma loja da Barbie, com roupas para mulheres adultas. O segundo andar é inspirado na arquitetura da cidade italiana de Veneza e tem um céu artificial. Pet shopping - O primeiro andar é liberado para os clientes passear com seus animais, inclusive cachorros de grande porte.

             Toyota City Showcase - dentro do centro de exposições Mega Web funciona o showroom da montadora Toyota. Lá estão expostos os novos modelos de carros e também automóveis antigos, das décadas de 50, 60 e 70. Os visitantes podem fazer test drive dos carros da Toyota. A entrada é gratuita. 

             Roda-gigante Daikanransha - é a segunda maior roda-gigante do mundo, atrás apenas da London Eye, da Inglaterra. Daikanransha significa "grande roda-gigante" - e ela é realmente enorme, com 115 metros de altura. Quando a gôndola atinge o ponto máximo, é possível ver o aeroporto de Haneda, os prédios de Shinjuku e a Tokyo Tower. Fora os carros e barcos que passam ao redor. O preço para uma pessoa é de 900 ienes, já a gôndola para seis pessoas sai por 3 mil ienes.

Museu de Ciência Marítima - Este museu parece um grande navio de cruzeiro atracados ao longo do cais Odaiba. Dentro estão exposições sobre a história ea tecnologia de embarcações e transporte. Fora que você pode bordo de dois navios reais em exposição permanente ao lado do museu.


 
Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação - Também conhecida como a Miraikan, esta bem feito, bastante interativa e museu de ciência bilíngüe inclui exposições sobre questões ambientais, robôs , tecnologia da informação, biologia e exploração do espaço.

 
Aquacity Odaiba - Aquacity é um shopping com várias lojas, boutiques, restaurantes, cafés e um complexo de 13 salas de cinema.  O quinto andar abriga um parque temático, onde pode experimentar alimentos diferentes de todo o Japão. Há belas vistas da Ponte Arco-Íris do deck de madeira na frente de Aquacity e Decks vizinhos.








Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: