domingo, 18 de março de 2012

Isso sim é telemóvel... viu Dona Apple!

Desejo muito e quero alucinadamente esse telemóvel, sou viciada em fotos e acho que esse aparelho é o sonho de qualquer fotógrafa amadora como eu. Os fabricantes de máquinas fotográficas tremeram quando ouviram a Nokia anunciar um smartphone com uma câmara fotográfica incorporada capaz de tirar fotografias com 41 megapixeis.


O novo Nokia 808 PureView é bonito, potente, rápido e utiliza o Symbian Belle como sistema operativo.
Uma das coisas que foi realmente novidade na feira MWC 2012 foi a existência de um smartphone com uma câmara fotográfica de 41 megapixeis. É que nem sequer seguiram a evolução que as máquinas fotográficas compactas tiveram: 8, 12, 14, 16, 21 megapixeis… Não. Saltaram logo para uma resolução imbatível. O Nokia 808 PureView com 41 megapixeis.
Mas para quê tantos megapixeis devem estar vocês a perguntar. Isso, para além de ocupar muito espaço no telemóvel, deve demorar imenso tempo a gravar uma imagem numa resolução que provavelmente não me serve de nada. Se pensam assim então estão tão enganados como nós estávamos.
A resolução máxima das fotografias do Nokia 808 nem sequer é 41 megapixeis. É de 38 megapixes (7152×5368). A verdadeira tecnologia magia do Nokia 808 PureView está nas fotografias tiradas com uma resolução de 8 e de 5 megapixeis. O PureView consiste em utilizar uma técnica de sobre amostragem (transforma 7 pixeis em 1) o que faz com que cada pixel tenha muito mais informação e por isso reproduz uma imagem muito melhor. Nota-se mais quando fazemos zoom duas e três vezes e os contornos continuam bem definidos, sem ruído e com cores fantásticas.
As imagens tiradas à noite são muito muito boas. Com um ISO 800 não se nota quase ruído nenhum.
Demora cerca de 1,5 segundos para guardar uma fotografia tirada no modo PureView. Nada mau, não é?
Infelizmente não vos podemos mostrar como é uma foto tirada com o Nokia 808 PureView porque não nos deixaram copiar as fotos para os nossos cartões. Mas podem ver alguns exemplo aqui no Flickr.

Uma câmara tão boa assim também tinha de fazer bons vídeos. E é verdade. Filma em FullHD com autofocos continuo e capta som com uma qualidade muito próxima da que temos agora em CD.
O Symbian Belle apresenta-nos uma interface muito agradável, com algumas coisas diferentes que requer uma certa habituação ou que alguém nos diga que existam. Depois de ver o Windows Phone Mango nos Lumia, franzimos um pouco as sobrancelhas quando demos de caras com um Symbian. Mas só testando a sério é que podemos tirar as verdadeiras conclusões.
O sistema é movido por um processador single-core de 1.3GHz e 512MB de memória RAM. O ecrã do Nokia 808 tem 4″, é um AMOLED mas uma resolução diferente do habitual: 640×360. Tem 16GB de memória interna, possui todas as tecnologias de conectividade habituais. Destacamos a saída mini HDMI dedicada.
Pesa 169 gramas e tem como medidas 123,9 x 60,2 x 13,9mm. Como vêem, nada exageradamente grosso. Estará disponível em 3 cores (branco, preto e vermelho), o preço será de 450€ mais IVA e chega ao mercado só no verão de 2012.




Para mais informações dessa incrível máquina clique aqui.

Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: