quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Poros



Muita gente não dá importância, mas a aparência dos poros é muito importante para o aspecto de uma pele saudável, para além de acne, manchas e descamações, as pessoas precisam ficar atentas aos poros senão o aspecto é de pele de POBRE. Um dos temas que mais questões suscita da parte dos nossos leitores é, sem dúvida, o dos poros dilatados.  Por isso, aqui ficam algumas das perguntas mais colocadas sobre este assunto, assim como as respectivas respostas.

P: Por que motivo os poros aumentam com a idade?
R: A exposição crónica ao sol e à luz ultravioleta danifica e enfraquece as estruturas de suporte que rodeiam os poros, o que faz com que eles dilatem com o passar do tempo.

P: O que faz com que as pessoas tenham poros de tamanhos diferentes?
R: A hereditaridade e o androgénio (hormona masculina)  são quem determina o tamanho dos poros. Normalmente as peles mais secas têm os poros pouco visíveis, ao passo que as peles oleosas tendem a ter poros maiores e mais visíveis.

P: É verdade que só as pessoas com pele oleosa podem ter poros dilatados?
R: De uma forma geral, sim. A produção de oleosidade está directamente ligada ao tamanho dos poros: quanto maior a produção de óleo, maior o poro e vice-versa.

P: Por que motivos os poros ficam "sujos"?
R: A "sujidade" é, na realidade, a cor que o óleo ganha uma vez exposto ao ar. A este processo chama-se "oxidação" e é o mesmo que faz, por exemplo, com que uma maçã fica castanha depois de descascada. Depois as bactérias multiplicam-se, alimentando-se da oleosidade. E algum do pigmento da pele (melanina) também acaba na oleosidade - por isso, quanto mais escura a pele, mais escura a oleosidade.

P: Os poros dilatados têm alguma coisa a ver com pontos negros?
R: De certa forma, sim. Glândulas sebáceas activas debaixo da superfície da pele significam poros à superfície. E conforme a oleosidade se acumula à superfície, pode misturar-se com células mortas e formar pontos negros. Finalmente, a presença "crónica" de pontos negros pode levar ao dilatamento dos poros, tornando-os maiores.

P: Como posso prevenir os poros dilatados?
R: Limpar e esfoliar regularmente a pele, assim como usar um hidratante apropriado, é o melhor tratamento para qualquer tipo de pele. E por favor, não esprema! Espremer os poros causa danos no tecido que os rodeia, o que só vai agravar ainda mais a situação.

Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: