sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Festival Queer Lisboa 2011


Arranca hoje dia 16/09 o festival Queer Lisboa - Festival GLBTT dá o ponto de partida para a sua 15.ª edição, no Cinema São Jorge. A temática deste ano é a transgressão. Temática essa que acaba por ser convergente ao próprio festival, não porque procure esse objectivo, mas pela fama que adquiriu ao longo dos anos.



Split Screen apoia também o festival este ano e apresentamos alguns destaques desta edição:

Filme de abertura do festival e que conta com James Franco (associado à comunidade LGBT desde Milk) no protagonismo como o poeta Allen Ginsberg, na década de 50, altura em que o autor foi acusado de pornografia, devido ao seu poema "Uivo". Com uma estética muito própria, o filme conta ainda com Aaron Tveit (Gossip Girl), Todd Rotondi,Jon Prescott e Jon Hamm (Mad Men), entre outros. Howl - Uivo estreia em Portugal a 22 de Setembro.

Para a sessão de encerramento, a direcção do Queer Lisboa optou pela estreia no nosso país de uma obra alemã, dos anos 80, que foi relançada o ano passado na Alemanha e ainda em Abril deste ano no Reino Unido. O filme, de orçamento reduzido, segue um professor em Berlim com uma vida gay muito activa, enquanto tenta separar a sua vida profissional da sua vida pessoal.

Na secção Queer Art surge um documentário intimista sobre o escritor William S. Burroughs, os seus ideais anti-conservadores e os movimentos contracultura por si gerados, que marcaram a cultura do século XX em temáticas como a cultura queer e as drogas, na década de 50.

Competindo na secção para Melhor Documentário, foca-se na interessante figura de MIWA Akihiro, um dos mais conhecidos entertainers japoneses, celebrizado pelos seus espectáculos e como activista dos direitos LGBT no Japão.

Leave Blank (2010), de Todd Verow
Considerado um veterano do New Queer CinemaTodd Verow apresenta a história de uma quarentão solitário (interpretado por si mesmo) que contrata um prostituto de forma a experimentar tudo o que nunca tinha feito: sexo sem preservativo, drogas e orgias.

Fjllet (2011), de Ole Giæver
Da Noruega chega a história de um casal lésbico, em crise, que decide fazer uma caminhada pela montanha, num local onde viveram uma experiência traumática há dois anos e que lhes mudou completamente a vida.

Candidato do Peru aos Óscares 2010, o filme Contracorriente centra-se na história de um pescador casado que se apaixona por um misterioso e simpático pintor homossexual. Prestes a ser pai, o jovem pescador vai acabar por ter que enfrentar um difícil dilema entre a sua paixão e as tradições da aldeia onde vive, bastante conservadora.

Ausente (2011), de Marco Berger
Fruto da nova vaga de cinema argentino, Ausente venceu o prémio Teddy no Festival de Berlim 2011. O filme centra-se num jovem aluno que se envolve com o seu professor de Educação Física, abordando a natureza do desejo e da sedução, aqui entre um menor e um adulto, invertendo os padrões habituais da sedução.

Romeos (2011), de Sabine Bernardi
Uma drama centrado no relacionamento entre um jovem e um transsexual, nascido como rapariga, que se encontra numa puberdade masculina quimicamente induzida. O filme aborda a atracção entre um jovem popular e masculino e o jovem transsexual, centrado-se na amizade e no despertar sexual dos adolescentes.

Documentário sobre o processo de transformação de mulher para homem, de Chaz (anteriormente Chastity), filho de Sonny e Cher. Sendo esta uma viagem de busca de identidade própria, Chaz resolveu tornar pública a sua transição para que todos pudessem aprender com a experiência.

Primeira longa-metragem do brasileiro Carlos Augusto de Oliveira que se centra num arquitecto bem-sucedido de 42 anos que viaja para o Brasil de forma a adoptar uma criança, depois das autoridades dinamarquesas lhe terem negado esse pedido.

Documentário que faz um processo de retrospecção sobre a chegada e o impacto da SIDA na cidade de São Francisco, onde se deu uma explosão de casos de HIV positivo durante os anos 80. O filme será acompanhado de um debate com médicos portugueses.

Miss Kicki (2009), de Håkon Liu
Esta é história de uma mulher que, depois de vários anos fora, regressa à Suécia.  O seu filho adolescente, de 17 anos, foi criado pela avó e tem uma relação distante com a sua mãe. Sob o pretexto de reatar laços, esta convida o filho a juntar-se a ela numas férias em Taiwan, mas na realidade, a sua intenção é encontrar com um homem de negócios taiwanês, que conheceu na internet. O realizador estará presente no festival.


Queer Lisboa 2011 decorre de 16 a 24 de Setembro. A programação completa pode ser consultada no sítio oficial do festival.



Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: