segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dez filmes que influenciaram a moda


Se é certo que a inspiração para a moda pode provir das mais diversas origens, a sua divulgação tanto se faz nos programas televisivos e revistas da especialidade, como no moderno blogue ou até mesmo numa rua cheia de gente. Mas o cinema terá sido, ao longo da história da elegância feminina, talvez a forma mais persistente e eficaz de divulgação.
Breakfast at Tiffany's, 1961 Audrey Hepburn é provavelmente uma das figuras mais carismáticas e intemporais do cinema, a que continuaremos a associar a ideia de elegância na sobriedade, por exemplo, de um simples vestido preto. A sua conjugação com as luvas longas e o colar de pérolas foram imbatíveis no chique da época e continuam a ser até aos nossos dias.



Bonnie e Clyde, 1967
Um filme sobre dois gangsters que nos mostrou uma alternativa bem mais glamourosa ao estilo hippie da época. Faye Dunaway mostra-nos como uns saltos altos e uma "saia-lápis" tornam qualquer mulher irresistível... mesmo com uma metralhadora à tiracolo.


Grey Gardens, 1975
Este documentário, referenciado por diversas vezes como expoente máximo da reinvenção da moda, é um bom exemplo  de uma onda de inspiração que saiu directamente do próprio filme para as capas das revistas. As roupas fashion e um certo chique alternativo são-nos apresentadas de forma criativa e inspiradora.


Barry Lyndon, 1975
Considerado o melhor em termos de reconstituição da moda nas grandes cortes do século XVIII. Tudo é pensado ao detalhe. Um guarda-roupa absolutamente deslumbrante. A ver com atenção.


Annie Hall, 1977
Curiosamente, este é um look que se mantém até aos dias de hoje. A mistura feminino/masculino em que uma mulher deslumbrante se apresenta sensualmente vestida com roupas de inspiração masculina. Um dos mais brilhantes looks unissexo de todos os tempos apresentados no cinema.


Gigolo Americano, 1980
Richard Gere, no seu Giorgio Armani, alterou para sempre o guarda-roupa masculino: descontraído, mas com muito estilo.


Desesperadamente Procurando Susana, 1985
Não consigo lembrar-me de um filme que se apresente como mais fidedigno do look feminino rebelde dos anos 80, especialmente o da própria Madonna, e que marcou uma geração inteira.


As Meninas de Beverly Hills, 1995
Alicia Silverstone num look de colegial com saia aos quadrados e meias pelo joelho. O mais copiado por qualquer adolescente na altura!


Sexo e a Cidade - o Filme, 2008
A dispensar qualquer tipo de apresentação, o filme sobre Carrie e as amigas daria um artigo inteiro: vestidos de noiva de alta-costura, o melhor New York StreetStyle, saltos altos, elegância e descontração. Os ingredientes são inimagináveis e todas nós queremos copiar.


Um Homem Singular, 2009
Tom Ford, o aclamado estilista, torna-se realizador e apresenta-nos todo um novo mundo dos anos 60. A reconstituição da época e um guarda-roupa inigualável, meticulosamente escolhido, tornaram esta obra de arte uma inspiração para looks mais modernos.



Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: