sábado, 2 de julho de 2011

Sanjo

Conheci a marca há pouco tempo e lembrei imediatamente dos congas no Brasil, e fiquei surpreendida ao descobrir o quão importante foram as sapatilhas Sanjo no passado.

Existem dados que provam que, em 1948, o ténis (em lona e borracha vulcanizado em autoclave) era produzido na Fábrica de Artefactos de Borracha da Empresa Industrial de Chapelaria (EIC), agora transformada no Museu da Chapelaria.  Por outro lado, uma foto do livro dos 75 anos da Associação Desportiva Sanjoanense (de São João da Madeira - o que explica a origem do nome) permite associar a Sanjo com o calçado usado pela equipa de basquetebol.


Depois de calçar portugueses, durante cerca de 40 anos, a EIC entrou em falência e a marca Sanjo foi comprada, em hasta pública, por Paulo Fernandes, em 1997, que relançou as sapatilhas e as tem actualizado, desde então, a cada colecção.

Infelizmente, de momento, e segundo a marca, limitações da indústria do calçado nacional, no que diz respeito à produção em lona e borracha vulcanizados, fazem com que parte dos produtos SANJO sejam fabricados no Extremo Oriente. Fico a torcer para que a situação se altere, ao mesmo tempo que vos deixo com alguns modelos, dentro dos quais destaco os bi-colores, da nova colecção Primavera-Verão.

Beijos da Alex:)

2 comentários:

Erika disse...

Que graça, amei... muito fofos.

Bjs

Andreia disse...

Muito legal... lembrei mesmo dos congas...