quinta-feira, 23 de junho de 2011

Beleza de dentro pra fora

                                  FONTE: SITE POP
 
Entre os alimentos que sempre figuram nas listas de heróis da nossa alimentação, nenhum é mais recorrente do que o azeite de oliva. Você já deve ter ouvido falar de seus benefícios para a saúde, que o levaram, inclusive, a ser um dos protagonistas da Dieta do Mediterrâneo, famosa por aumentar a longevidade. 
Produzido a partir da azeitona, parece estranho que um produto com cerca de 9 calorias por grama possa ajudar a manter a saúde e o peso em ordem. Mas é a mais pura verdade. O azeite de oliva evita o acúmulo de gordura na região do abdômen, exatamente onde ela mais incomoda.
A comprovação de que o azeite das azeitonas ajuda a combater a barriguinha foi publicada no periódico Diabetes Care, da Assossiação Americana de Diabete. Para chegar à descoberta, pesquisadores de universidades europeias compararam as imagens de pessoas antes e depois de adotarem o hábito do consumo do produto, e perceberam que o depósito de gordura na barriga diminuiu. Mais do que por razões estéticas, a propriedade é importante porque essa gordura dificulta a ação da insulina (hormônio que ajuda na digestão da glicose), o que pode levar à diabete. 
A grande responsável por esses benefícios é a gordura monoinsaturada presente no azeite. Além de evitar o acúmulo de gordura visceral e na região da cintura, ela ainda diminui o colesterol ruim das artérias.  A escritora americana Cal Orey também defende em seu livro O Poder de Cura do Azeite de Oliva as vantagens de incluir na dieta este produto. Ela afirma que basear a alimentação no azeite de oliva extra-virgem é o segredo para uma vida mais longa.
Além de evitar o acúmulo de gordura na barriga, a diabete e o colesterol alto, o azeite ainda é conhecido por diminuir as chances de um acidente vascular cerebral, ou AVC, reduzir a pressão arterial e aliviar dores. Ele ainda possui outras propriedades medicinais – não é à toa que é utilizado por curandeiros desde a antiguidade – como reduzir os danos de hematomas e o pigarro da tosse, amenizar a dor de cabeça da ressaca e até relaxar a musculatura quando há tendinite. Os povos da região do Mar Mediterrâneo, que consumiam tradicionalmente o azeite, apresentam até hoje menos chances de desenvolver problemas cardíacos.
A própria autora Cal Orey afirma ter perdido sete quilos após adicionar o ingrediente à sua refeição matinal. Entre os outros benefícios estéticos, o azeite aumenta a saúde, maciez e brilho dos cabelos, disfarça estrias (quando passado na região duas vezes ao dia) e pode até servir como demaquilante pra o rosto.
Se o azeite de oliva ainda não faz parte da sua dieta, a dica é diminuir um pouco a ingestão de calorias e acrescentar às refeições a quantidade sugerida pelos pesquisadores de azeite de oliva: duas colheres por dia são o suficiente para você sentir os benefícios desse alimento.

Beijocas do Roger

Nenhum comentário: