segunda-feira, 30 de maio de 2011

Estocolmo para o verão



Poucas cidades como Estocolmo permitem disfrutar uma experiencia urbana, cosmopolita e cultural em plena natureza. Situada em um confluência entre o Mar Báltico e o lago Mälaren, está levantada sobre catorze ilhas, conectadas entre si por 57 pontes. 



Muitos dos que chegam a capital sueca destacam a beleza de uma cidade que adquire todo seu esplendor durante os meses de primavera e verão, quando o entardecer se prolonga até meia noite. Sua proximidade ao mar, seus coloridos edifícios, o verde que domina e o ar fresco que se respira são marcas de identidade que dificilmente passam desapercebidas.

Cultura e natureza

Estocolmo é uma cidade cheia de contrastes, 750 anos de história que faz frente as tendências mais cosmopolitas e sofisticadas, uma rica vida cultural frente a inúmeras atividades ao ar livre.


A cidade velha se encontra salpicada de clássicas pastelarias, cafés e restaurantes típicos. Mas se quiser fazer algumas compras se dirija para Österlanggatan, Västerlänggatan, Köpmangatan e Stora Nygatan.


Muito próximo também está muelle Slussen onde se pode tomar um dos transportadores que chegam a Djurgärden. Aqui se encontra o museu mais visitado da Escandinavia, o Vasamuseeet, e o  Skansen, que se auto define como o museu ao ar livre mais antigo do mundo.


Entre os museus da cidade que merecem ser explorados, o Fotografiska, que possui uma das maiores coleções do mundo de fotografia; o Moderna Museet, com uma vasta coleção de arte dos século XX até os dias de hoje; e o Museo Nacional, o mais importante de arte e design do país.


Para descansar do agito da cidade, se perder no primeiro parque nacional urbano do mundo, Ekoparken, verdadeiro pulmão verde de Estocolmo, e se deixe surpreender por seu arquipélago, composto por mais de 30.000 ilhas e ilhotas.

A chegada do verão

O verão é curto em Estocolmo, e em toda Suécia, por isso se vive com a máxima intensidade sua chegada. Uma das grandes tradições que se conserva é celebrar o solstício do verão. Se organizam numerosas festas públicas, onde familias e amigos se reúnem em torno a um “mayo” (uma espécie de pano adornado com cintas e flores). Se dança, se canta e se desfruta de um menú composto por arenque, escabeche, batata, cebola morada, nata, costelas de salmão, e, de sobremesa, frutas com nata. Tudo isso acompanhado de licor sueco, “snaps”. Um dos lugares mais concorridos para a ocasião é Skansen, onde as celebrações se prolongam durante 3 dias.


Mulheres e miúdos se vestem para a ocasião e colocam coroas de flores. Se trata de una festividade repleta de nostalgia e crenças populares. Jovens devem recolher sete tipos de flores e colocar debaixo do travesseiro para que durante os sonhos vejam seus futuros amores.

Beijos da Alex;)

Nenhum comentário: