segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como tratar a foliculite


Também conhecido como pêlo encravado, a foliculite é um problema que pode atacar tanto homens quanto mulheres, em geral, para acabar definitivamente com o problema é aconselhável a depilação à laser que elimina os pêlos por vários anos (não é definitiva, pois alguns pelinhos podem sim voltar).


Se você tem muitos pêlos e eles inflamam frequentemente, é aconselhável procurar um dermatologista para tratar do problema no consultório. Esses tratamentos com o dermatologista podem envolver ácidos, por isso é aconselhável fazê-lo agora no inverno, pois não é permitido tomar sol. Se o seu problema não é tão sério assim, você pode fazer esfoliações em casa mesmo com açúcar cristal e mel ou com fubá e aguá (minha esteticista diz que para virilha e pernas esses são melhores que muitos esfoliantes caros). É aconselhável fazer essas sessões de esfoliações em dias alternados na semana antes da depilação ou até diminuir o problema, quando então a esfoliação deverá ser apenas semanalmente. É importante manter a pele hidratada após as esfoliações e não tomar sol.
Outros cuidados importantes:
- alterne as depilações com cera e lâmina, porque o problema existe quando o pêlo que está crescendo fica “preso” sob a pele e não consegue crescer naturalmente, inflamando-a, quando se depila, o pêlo terá maior dificuldade em sair, o que não acontece quando se usa a lâmina, pois essa só corta o fio pela base.
- cremes depilatórios também podem ser uma solução.
- evite as máquinas depilatórias que arrancam os pêlos com pinças, pois é necessário fazer mais movimentos para retirar os pêlos, o que irrita ainda mais a pele. Quando eu passei da cera p/ máquina notei que aumentou consideralvemente o número de pêlos encravados.
- evite passar hidratante logo depois da depilação, deixe a pele respirar no dia, usar hidratantes no dia em que você se depila pode obstruir os poros. É bom só usar aqueles gels e cremes pós-depilatórios, que são específicos p/ isso e acalmam a pele.
- evite usar roupas de tecidos grossos como jeans ou muito justas no corpo, porque o atrito também interfere no crescimento dos pêlos, provocando os indesejáveis pêlinhos encravados.



Laser na foliculite djá!


Beijos da Alex:)


Um comentário:

Unknown disse...

Olá!
Realmente a foliculite é um problema chato, mas foliculite não é sinónimo de pêlos encravados! Foliculite é uma inflamação do folículo piloso ;)

Beijinhos*