sábado, 12 de março de 2011

Grafitti explosivos esculpidos por Alexandre farto


Olá, eu sou muito atraída por arte de rua, sempre de olho nos enigmáticos desenhos e textos mágicos que estampam os muros das cidades por onde eu passo. Um dos destaques da street art contemporânea, o jovem artista português usa materiais explosivos para transformar materiais e espaços consumidos pelo tempo: paredes, metais, madeira. O resultado são imagens únicas que renovam espaços urbanos, desafiam as barreiras tradicionais entre graffiti e obra de arte e conquistam galerias e exposições em Lisboa, Londres e Moscovo.


A primeira coisa que chama a atenção nos trabalhos de Alexandre Farto é a textura de suas imagens. As entranhas de muros, cartazes antigos e papéis se tornam a matéria-prima de rostos icônicos e atemporais, ainda que suas “rugas” registrem as marcas da decadência urbana. A linguagem da street art de Bansky ainda está lá, mas usada em um contexto diferenciado e intrigante. Apropriadamente batizada como Scratching the Surface (escavando a superfície, em tradução livre), esta série de trabalhos leva o ambiente urbano às galerias de arte: entre as que já expuseram as obras de Alexandre, consta a prestigiada Lazarides, em Londres.

art arte graffiti rua street Alexandre Farto
Furadeiras, alvejantes e ácidos, elementos naturalmente destrutivos, são utilizados como ferramentas criativas juntamente com os tradicionais sprays, stencils e tintas, mostrando também uma proposta inovadora do ponto de vista técnico.


art arte graffiti rua street Alexandre Farto
art arte graffiti rua street Alexandre Farto
Foto minha tirada na Expo Lisboa

Lets Design it!!

Se joguem no site do rapaz que vale muito a pena 
Besotes da Alex:)


Nenhum comentário: