quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Edifícios portugueses eleitos os melhores do mundo


Três projectos do Grande Porto venceram os prémios de edifício do ano atribuídos pelo ArchDaily, o site de arquitectura mais visto do mundo, foi divulgado esta terça-feira.
O edifício da Vodafone no Porto (categoria de arquitectura institucional), a Closet House em Matosinhos (categoria Interiores) e um bar temporário feito para a Queima das Fitas de 2008 (categoria Hotéis e Restaurantes) foram escolhidos pelos utilizadores do ArchDaily.
É um objecto estranho na Avenida da Boavista que tem conquistado as atenções do mundo arquitectónico. O edifício da Vodafone no Porto volta a ser premiado, desta feita na categoria de arquitectura institucional.
Satisfeito pelo “reconhecimento”, José António Barbosa (que assina o projecto com Pedro Guimarães) lembra que na mesma categoria estava a dupla Herzog & de Meuron, uma das mais importantes do mundo.
Há 3 edifícios do Grande Porto na lista dos melhores do mundo

























Em 2008, quando Diogo Aguiar e Teresa Otto fizeram um bar temporário para a Queima das Fitas, os então estudantes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto não esperavam o sucesso que aquela estrutura viria a ter.
A estrutura, feita com 420 caixas de arrumação à venda por poucos euros no Ikea, prova que “qualquer exercício pode ser um tema para discutir arquitectura”, diz ao P24 Diogo Aguiar.
Findo o curso, a dupla esqueceu por momentos a estrutura até que, “no início de 2010, o bar apareceu num blogue de arquitectura e começou a saltar de site em site“.

Beijos da Alex:)

2 comentários:

Ingrid de Souza disse...

Minha nossa que lindo! Muito trabalho criativo e de estudos na arquitetura para realizar um desses.

Bsos

simone disse...

Muito diferentes e bonitos

Bjs