sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Produto do dia


Azeite e ervas aromáticas são os principais ingredientes destes cubos. Uns mais pequenos, outros assemelham-se a gelados – por causa da espátula de madeira espetada numa das faces. Mas também podem ganhar a forma de esferas. Mais hidratantes do que muitos sabonetes sólidos ou líquidos, os sabões Oliva são 100% naturais e confeccionados artesanalmente. Saem das mãos de Sara Domingos como se fossem esculturas ou obras de arte.

Os mais jovens interessam-se pelas propriedades naturais e pela ousadia e plasticidade de um simples sabão, os mais velhos rapidamente se tornaram fãs, porque lhes faz recordar tempos idos: «Noto que muitas pessoas vêm à procura do sabão Oliva por lhes lembrar o sabão que era feito, antigamente, em casa das suas famílias».
Sara Domingos produziu os primeiros sabões há dois anos e nunca mais parou. À mistura de azeite e água adiciona alfazema, manjericão, rosa, flor de laranjeira e pimentão. Mais do que aromas, procura texturas, formas e cor. Mas «o perfume intenso da canela acaba por seduzir aqueles que vêm à procura do cheiro», confessa a designer freelancer. «O sabão de carvão vegetal funciona muito bem como esfoliante e o de urtiga é indicado para cabelos oleosos», acrescenta.

Um mês para ser produzido
Inspira-se na natureza, «na rusticidade dos materiais», quando molda a papa composta à base de azeite – que só depois de um mês de repouso pode ser usada como sabão. Até os embrulhos são concebidos manualmente: «A embalagem final é trabalhada dentro duma técnica de estampagem artesanal, que acentua o carácter especial e único do sabão Oliva. O atendimento personalizado também ajuda muito. As pessoas estão cansadas dos ritmos alucinantes e da impessoalidade que lhes oferecem hoje em dia». São pormenores que marcam a diferença e cativam um leque variado de clientes.

Os sabões podem ser adquiridos no ateliê que tem junto à Sé de Lisboa, ou pela internet através do email sabaoolivia@gmail.com. 

Beijos da Alex:)

Nenhum comentário: