sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Festival Literário celebra Ano do Brasil em Portugal

Começa hoje e prolonga-se até domingo o Festival Literário, na Praça do Rossio, em Lisboa. Do programa fazem parte diversas atividades gratuitas, como tertúlias, concertos, atividades infantis, performances de poesia e teatro de rua e uma Feira do Livro de Portugal e do Brasil.


Com organização da Leya, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Comissariado do Ano do Brasil em Portugal, tem início hoje, na Praça do Rossio, em Lisboa, um Festival Literário.
O evento dura todo o fim de semana, com uma série de iniciativas gratuitas 10h às 00h, que celebram o Ano do Brasil em Portugal. O programa inclui mesas redondas, tertúlias, concertos, atividades infantis e várias performances de poesia e teatro de rua. Será realizada ainda uma Feira do Livro de Portugal e do Brasil.
A partir de hoje decorre diariamente a atividade Escrita Literária Criativa – mural “quem conta um conto…”, assim como animação infantil com contos, teatrinhos e jogos tradicionais.
Pelas 18h há uma mesa redonda sob o tema A Minha Pátria é a Língua Portuguesa (Escrever (e editar) hoje, em português), com a presença de Inês Pedrosa, José Eduardo Agualusa, Luís Fernando Veríssimo e Miguel Sousa Tavares.
Às 21h começa a Tertúlia MPB – Música Portuguesa Brasileira nº1 – com o compositor e músico brasileiro Pierre Aderne, que convida Viviane, Luanda Cozetti, Susana Félix, Susana Travassos, Luiz Caracol, João Afonso, Paulo Lins e José Eduardo Agualusa para uma conversa musicada em torno da literatura e da música em língua portuguesa.
No sábado, o destaque vai para a «Música – Poesia – Performance» em toda a Praça do Rossio, das 11h30 às 24h, teatro de rua Gigantes pela Própria Natureza, pelas 16h30, seguindo-se às 17h30 o concerto Conversas com Versos, de Eugénia Melo e Castro, que cantará poemas de Maria Alberta Menéres.
Às 18h será a abertura oficial da exposição Design Brasileiro – Mobiliário Moderno e Contemporâneo, no MUDE – Museu do Design, com teatro de rua frente à entrada principal. A partir das 20h há mais música, com o Clube do Choro, Ney Matogrosso e Monobloco.
No domingo as atividades mantêm-se durante todo o dia, e pelas 17h há um concerto especial Brasil Abraça Portugal, no Terreiro do Paço, com Zeca Baleiro, Martinho da Vila, Boss AC, Carminho e Paulo Gonzo.
Pode consultar o programa completo na página online do Turismo de Lisboa. Encontra uma seleção de hotéis em Lisboa no Alma de Viajante, que pode reservar através de agências onlinecomo a booking.com.
Vou me jogar!
Beijos da Alex:)-

Nenhum comentário: