quarta-feira, 2 de março de 2011

Dicas de Santiago do Chile





















Olá, Santiago do Chile me surpreendeu positivamente, uma cidade encantadora, imponente, cheia de parques, ótima gastronomia e com vida noturna intensa. Foi a primeira vez na vida que não vi pobreza. Chile é um país onde tudo é praticamente perfeito ou aparenta ser...
O povo chileno é educado, hospitaleiro e sempre prestativo ao turista. O homem chileno é bastante saidinho em comparação com seus vizinhos americanos. Clima de Santiago agrada em geral ao turista, pois tem um cálido e agradável verão sem chuvas, contrastando com um inverno chuvoso. O transporte público é muito fácil de se utilizar. O metrô conta com 05 linhas que atravessam a cidade do leste ao oeste e de norte a sul. Os bilhetes do metro têm três tarifas: alta (460 pesos), baixa (380 pesos) e normal (400 pesos), que variam conforme o horário utilizado.
Os taxis também são bem em conta. A tarifa começa em 200 pesos e varia o mesmo valor a cada 200 metros rodados, em média.
A gastronomia chilena é principalmente à base de peixes e frutos do mar, pois o Chile encontra-se em uma região do pacífico onde há abundância em pescados de água fria, como o salmão. Não deixem de provar o peixe de nome CONGRIO ou o CENTOJA(carangueijo gigante do pacífico e caríssimo). Mas, se não gostarem de peixes, fiquem tranqüilos, pois em Santiago vocês encontrarão ótimos restaurantes de cozinha internacional.





















MERCADO MUNICIPAL para a degustação de peixes, pois o mercado de Santiago abriga diversos restaurantes, que por sinal na hora do almoço ficam bem cheios. Existe uma fruta típica chilena chamada Lucuma que existe em toda parte, eu particularmente odiei a fruta mas amei o sorvete(gelado). E claro, não deixem de provar a famosa bebida típica PISCO SAUER, mango sauer, morango sauer, aproveitem vocês estarão na terra do sauer então se joguem. simplesmente D I V I N O … e também degustem vários tipos de vinhos.

Liguria Bar e Restaurante

La Liguria: Um restaurante típico da cidade, onde se encontra o Pastel de Choclo comida típica chilena que é parecido com uma polenta, mas com sabor completamente diferente, servido dentro de uma cumbuca com carnes e ovos cozidos. Eu amei a comida típica mais deliciosa da minha vida.


Patio Bellavista: É um lugar incrível, com restaurantes de todos os tipos, livrarias, lojas e gente muita gente. É a porta de entrada do Bairro Bellavista, em Santiago.  O Pátio é um lugar de encontro, onde convergem atividades gastronômicas, artísticas, culturais e turísticas em um ambiente seguro. Possui cerca de 80 estabelecimentos, com destaque ao um club de Jazz, uma sala de teatro, 16 Pub/restaurantes e 4 cafeterias, com os mais variados estilos gastronômicos. Há também livrarias, lojas de roupas, de jóias, de artesanatos, de produtos naturais, além de 3 galerias de artes. Bapho forte.

Patio Bellavista

Borde rio: Mais um lugar incrível. Parece uma vilazinha perdida no meio do nada cheia de restaurante ótimos e bares da moda. Um grande problema é que fica bastante longe do centro de Santiago e a única possibilidade de transportes são os taxis na frente do complexo.

Parque Arauco pra começar a maratona de compras! O shopping e enorme, super gostoso de passear e tem uma área externa ótima com restaurantes e cafés charmosos. No line up de lojas rola Zara, MAC, Kiehl’s, Levi’s, Aldo e Ellus. Não deixem de experimentar o sumo de framboesa que tem em todo lugar mas nesse shopping é o melhor... Simplesmente divino.

ARARA





























Lá em Santiago tem 3 lojas de departamento bem grandes e cheias de marcas legais: Paris, Ripley e Falabella. Vale a pena demais se perder nelas! Tem vários corners de labels bacanas e outras meio desconhecidas,mas com achados lindos e  precinho amygho. Ganhei do meu amor uma blusinha super linda e continua intacta depois de tempos e olha que é fast fashion...

Alonso de Córdova, Nueva Costanera – Vitacura  é a rua babado do Chile para as phynas de plantão. Rodeo Drive Latino, é um setor que agrupa os mais exclusivos serviços em vestuários, presentes e gastronomia... Se joguem no luxo!

Las Condes: Bairro ultra moderno e cheio de arranha céus que desafiam qualquer terremoto no Chile. Meca das compras e cheio de outlet e shoppings interessantes... Imperdível passeio pela perfeição chilena.

Hotel: Vila Franca Petit hotel Santiago, um achado no meio das grandes redes de hoteis sem alma e sem personalidade. Vila Franca fica no meio do bairro da Providência aos cuidados intensos e extremos da senhoria que comanda com "olhos de lince" sua propriedade. Impecável desde os mínimos detalhes. Gostamos bastante do hotel. Super indico. www.vilafranca.cl


Outro passeio imperdível é Viña del Mar & VALPARAÍSO. Não deixem de visitar LA SEBASTIANA, a casa do poeta PABLO NERUDA. Viña tem cara de balneario para ricos porém achei um bocado descuidada e sujinha. Valparaíso é um encanto eu amei a cidade e pena que passei apenas uma tarde por lá... se não gosta de andar e subir ladeiras é melhor não ir! :)





















O chile é um país imperdível, lindo como poucos e de cuidados impecáveis pelos governantes e a população. Fiquei de boca aberta literalmente!

Beijos da Alex:)

4 comentários:

Anônimo disse...

A lúcuma (Pouteria lucuma) é uma árvore da família das sapotáceas originária dos vales andinos do Peru.

Anônimo disse...

Assim como o pisco! Ambos os países se degladiam para dizer que a origem é de seu território! Pisco e Lúcuma, chileno ou peruano? Não importa, o que importa é experimentar ;)

Anônimo disse...

Com certeza, o melhor é a degustação, mas estes produtos são Made in Peru...podem procurar informações na Internet, a quem interessar é claro. Abç

Anônimo disse...

Estive em Santiago a trabalho em 2009 e não conheci essa Santiago que você descreve. A cidade me pareceu apâtica, sem muito verde, desértica, o centro sem graça, nada fora do comum e a comida horrível. Quem sabe você não posta um roteiro, seria bastate útil.